segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Tornozelo quebrado , 6 parafusos e muitas dúvidas

Li várias histórias de pessoas que quebraram o tornozelo , aliás é o que tenho feito é ficar na net dia e noite , noite e dia , minha vida tem se resumido em dormir, acordar, comer,ficar na internet, dormir,acordar... enfim, descobri que sou apenas mais uma, tem um batalhão de pessoas que estão passando pelo mesmo problema, gosto muito de ler depoimentos de pessoas que passaram pelo mesmo problema, por isso resolver este blog, porque enquanto estou "de molho", me desabafo por aqui, conto minha experiência, depois que eu me recuperar fica aqui para quem passar por um problema deste, não desejo que ninguém passe, mas o mundo não para .
A queda:

Sem explicação, foi uma coisa estranhíssima, eu estava em casa, sentada quietinha, e fui descer as escadas para ir até a cozinha, e ao contrário do que todos pensam, não desci correndo, são 15 degraus, desci normalmente, mas no penúltimo, eu não senti o pé, percebi que ele ficou dormente, ao pisar com ele,torceu bem, e quando foi dar o próximo passo para tentar me salvar da queda, o pé direito estava tão dormente quanto o primeiro, foi muito pior , torceu mais ainda, quebrou a fíbula. Ainda bem que eu não estava sozinha em casa, meu marido estava comigo, ele desceu corendo pra me ajudar, só que a dor era grande, eu pedia pra ele segurar meus tornozelos, achei que tinha quebrado os dois...que sorte , foi um só, sim, isso mesmo, tive sorte.
Bem, daqui pra frente vou fazer um resumo, pra não fazer um drama de novela mexicana...
No hospital ,quando o médico me disse que tinha que operar, meu mundo caiu, isso porque eu nem imaginava como seria a recuperação disso, tudo bem... costumo dizer "é o que temos para hoje", vai ser assim e ponto, é melhor não ficar rabujenta,porque ninguém merece ficar ao lado lado de gente rabujenta, até eu tenho vontade de fugir de mim quando fico rabujenta.
Decidi vir pra Brasília por dois motivos muito especiais, eu confio demais no médico que me operou ( Dr.Weldson Muniz), me sinto a vontade de alugar o ouvido dele com miiiil perguntas(ele é muito bondoso) , e depois também tenho meus pais aqui pra me ajudar.
Bem, caí no dia 11 de agosto ( 2011), e a operação foi no dia 12 , por causa da minha decisão de sair de SP.

A recuperação:

Agora eu tenho uma placa na fíbula, e 6 parafusos no pé direito, já não podem dizer que tenho parafuso a menos, tenho até parafuso a mais!!!!
Hoje é dia 29 de agosto,então fazem 17 dias que estou comportadinha, deitada, apesar de poder caminhar com muletas tenho muito medo, ainda dói o outro pé, e vou te falar...haja braço, e pulso, pq meu pulso é "meio capenga", vive doendo, mas eu nem ligo, aprendi a viver com esta dorzinha, o fato é que para andar com muletas é ruim, a cadeira de rodas é um conforto.
Passeio, só no supermercado ( lá tem tudo, inclusive cadeiras motorizadas).

As dúvidas:

Quando vou ao hospital, trocar o gesso, e fazer o acompanhamento faço tantas perguntas e quando chego em casa , já misturei todas as respostas, isso se chama ANSIEDADE, porque quando eu pergunto e o Dr.Weldson está respondendo, eu já estou pensando na próxima pergunta.
Vou dividir aqui com vocês as dúvidas que invadem minha cabeça:
-Quando vou poder pisar?
-Depois da fase do gesso e com o pé pra cima, tirarei o gesso e colocarei "robofoot?", e na segunda fase ficarei pisando com a robofoot, ou depois que eu puder pisar já irei para fisioterapia, e ficarei sem nenhum tipo de imobilização?
-Fisioterapia doi?
-Quanto tempo de fisioterapia?
-Já li bastante sobre os incomodos da placa,quem já colocou podeira classificar pra mim, de zero a dez, o quanto é este incomodo? Ai ai ai, vou contar pra vcs que é este o meu maior temor.

Ufa,já fiz o meu desabafo de hoje...
a gente vai se falando...

13 comentários:

  1. Oi ... Sera q vc ainda acompanha o blog?? rs Como vc esta? Então, faz 20dias q passei por uma cirurgia no tornozelo, 6 parafusos e 1 placa. Não tem inchado muito nem doido tanto, mas oq mais me incomoda e a dependência p tudo ... rs ... E ate bom saber q não sou só eu q passo por essas coisas. Durmo tarde acordo cedo, durmo de tarde como bastante rs ... Mas a vontade de voltar a rotina e enorme, voltar ao trabalho, voltar a passear, pq nao tenho vontade de sair de casa, so saio p ir ao medico,q disse q no proximo dia 17, se tudo der certo me livro desse placa de gesso e começo na fisio. Como foi sua fisioterapia? tenho tantas duvidas ... Bjinhos ;)

    ResponderExcluir
  2. Depois de uma queda em um quarto de hotel em Miami onde meu pé amarrou no carpete, também ganhei 6 parafusos e uma placa no tornozelo esquerdo e mais um parafuso do outro lado do mesmo pé.Hoje fazem 17 dias da cirurgia.Então faço tudo como o médico recomendou...Assim como vc deitada, apesar de poder caminhar com muletas tenho muito medo...já estou usando o robofoot, tiro-o só para tomar banho, mais pisar só com 60 dias.
    E vc já começo a fisioterapia?Estou apavorada.
    Espero que possamos nos recuperar rápido.

    ResponderExcluir
  3. Olá, estava procurando algo para tirar as dores que sinto em meu tornozelo operado e vi seu blog.
    Também tenho 1 placa e 10 parafusos em meu tornozelo. Torci o pé numa queda de bicicleta, tem 1 ano e 1 mes.
    No meu caso, como eu não tinha plano medico, fui para um hospital publico de sp, fui mto bem atendida e fiquei 1 semana esperando para ser operada, pois meu caso era apenas uma torção que quebrou meu tornozelo em 3 partes, mas não foi fratura exposta. Meu pé torceu para fora e ficou completamente pro lado(dedoes voltados para esquerda). A dor foi começando aos poucos e como estava em Boituva, ainda peguei a estrada até o hospital em sp.
    Depois de 1 semana internada, fiz a cirurgia. Ganhei 1 placa e 10 parafusos.
    Fiquei 3 meses sem pisar, usei roboboot depois e fiz a fisioterapia por 6 meses. De fato ainda não estou de alta do hospital, mas me afastei pq as dores cessaram.
    Hje, depois de 1 ano, meu pé esta feio, com 2 cicatrizes uma de cada lado, e a sensação horrorosa de dor ao colocar um sapato mais duro e de salto. Salto alto? nem pensar por enquanto, eu mal consigo usar um sapatinho de salto baixo (tipo uns 4 dedos).
    No frio, doi mais, e hje acordei com ele sem conseguir pisar, nao fui ao medico ainda, pois achei q fosse mudança de tempo e como isso sempre acontece, deixei quieto.
    Alguns pacientes do hospital que tiveram o mesmo caso que o nosso, dizem que depois de 5 a 6 anos, tem de fazer a cirurgia para remover a placa e os parafusos, algo que meus medicos não confirmaram (ainda não), mas que se houvesse uma boa adaptação, não haveria necessidade de remover.
    Agora, aguardo para ver se consigo me adaptar aos poucos a um sapato mais alto, mas no dia a dia uso sempre botinha rasteira, sapatilhas sem salto e macias de preferencia.

    Boa sorte na sua recuperação. Sei que é ruim, mas passa logo, só que algo que não vai passar é o incomodo e a dor. Isso vai ser pra sempre e eu ja estou me acostumando. Claro que vai ter horas q vc nao vai sentir dor alguma, mas incomodo sempre. Vc ira lembrar de todo jeito que tem placas e parafusos em seu corpo.

    Hoje ando normal, sem ajuda de nada... mas ainda sinto dificuldades para descer escadas por exemplo.

    A todos e todas que passaram e estão passando por isso...boa recuperação!

    ResponderExcluir
  4. Ola pessoal, quebrei meu tornozelo a 12 dias, fi z a cirurgia e coloquei 6 pinos e 1 placa. So fiquei 3 dias com o gesso, era aquele q segura so a parte de baixo, a de cima era faixa. Eu tirei sem orientacao medica, nao consegui falar com o medico e esta so com o curativo e faixas. Queria saber se eh necessario ficar com esse gesso? Se alguem sabe?

    ResponderExcluir
  5. É, esta situação pode ser realmente traumática. A recuperação é longa, mas, se você tiver o acompanhamento médico adequado e seguir as instruções dadas pelo seu ortopedista, deve dar tudo certo. Boa sorte!
    ortopedista são paulo

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal, agora tb faço parte dessa turma, levei um tombaço no restaurante GRAAL de Jundiaí, quebrei muito feio meu tornozelo, ganhei tb placas e parafusos vários, não quero saber quantos são, pois fico apavorada só de pensar, quase morri de tanta dor antes e depois da cirurgia, antes, porque meu pé saiu fora de lugar, virou um monstrinho, foi colocado no lugar num hospital público de Jundiaí, o qual a AUTOBAN ME LEVOU, uma vez que estou sem convênio, pois o meu estava muito caro, e o GRAAL não quis me dar assistência alguma, bem, depois da colocação do meu pé no lugar, pude continuar a viagem até SP e operar 10 dias depois na Santa Casa do Centro, tb fui bem tratada, mas o conforto lá, devido ao número de pessoas e de cirurgias é zero. Enfim, paguei convêncio a vida toda, e não usei, foi só ficar sem, me aconteceu essa desgraça, cirurgia ortopédica é muito dolorida! Agora, na segunda feira dia 11/11/2013 vou retornar aos médicos, acho que vão retirar os pontos e fazer radiografia, estou morrendo de medo de tirar os pontos!!!!!Tb estou direto na cama, foi meu tornozelo direito, é muito estranho ter placas e pinos no pé!!!!!!Tb tenho medo de andar de muletas, ando mais de cadeira de rodas!!!!!!Digam-me, dói pra tirar os pontos??????Beijos turma!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,tudo bem?meu nome e Gle,passei pela mesma situaçao que vc...caso bem complicadinho esse nosso,mas acredito que tudo vai dar certo.O processo menos doloroso e a retirada dos pontos,pensa a pior parte vc ja superou,estou aguardando por mais uma cirurgia para a retitada de um parafuso e finalmente para chegar no processo das fisioterapias..sucesso na sua recuperaçao.abraços!

      Excluir
  7. Olá, quebrei meu tornozelo em um acidente Moto Xcarros, 2 fraturas, 6 parafusos e uma placa de platina, foi no dia 1 de janeiro de 2013, agora ainda dói, mesmo jah tendo passado praticamente 1 ano após o acidente, demorei 3 meses p me recuperar um lado do tornozelo infeccionou e sofri mto por isso, ainda dói eu seu o motivo, qndo era p mim estar de repouso, uns 2 meses depois comecei a colocar o pé no chao e dar alguns passos antes da hora ( eu achava que jah estava bom) conselho, se o medico diz 3 meses de repouso sao 3 meses e nao 2 e meio, ele eh experiente e sabe o melhor p nós pacientes, mesmo qndo achamos ke ele esta errado e a gnt correto, se ele tah ali e nao nós tem algum motivo óbvio a experiencia.. Conselho de quem ainda sofre um pouko ate hj (hj mesmo tah doendo e estou mancando, acontece 1 vez por mes em média) REPOUSO! sempre faça isso, nunka esforçe, nao beba bebida alcoolica, prejudica mto na recuperação!

    ResponderExcluir
  8. Feliz ano novo e boa recuperacao! Club do tornozelo quebrado, estou nessa a 9 dias, sei q tenho uma longa jornada e por isso preciso de vcs!!!! Bjs! Saude em 2014!

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal

    Fiz cirurgia tornozelo no dia 7 de outubro 2013 devido fratura bimaleolar e dia 11.12.13 o médico indicou fisioterapia de ADM e força muscular. Em quanto tempo já estarei andando?

    ResponderExcluir
  10. Olá, sofri um acidente a 30 dias e tive fratura exposta do tornozelo, ganhei uma placa e 9 parafusos. Felizmente não sofro de dor alguma. Fiquei 15 dias com a tala de gesso e agora estou sem nada. Como disse antes, não sofro de dor alguma, ja apoio o pé no chão, ando de bicicleta (bem leve) para não atrofiar. Estou feliz com a recuperação, daqui 10 dias faço uma nova cirurgia para retirar um parafuso e poderei soltar o peso sobre o tornozelo. Sou de Mafra-SC e só tenho a agradecer o Médico que me operou e o hospital que me atendeu tão prontamente. Lembrando que tudo foi feito pelo SUS. Amanha faço a 1 sessão de fisioterapia, espero que tenha bons e rápidos resultados
    A todos do clube, desejo uma ótima recuperação e sempre pense positivo, ajuda muito na recuperação...

    ResponderExcluir
  11. È necessário a retirada da placa e dos parafusos do tornozelo após um ano ou mais de cirurgia devido a fratura bimaleolar? Tem algum problema permanecer com os implantes para o resto da vida?

    ResponderExcluir
  12. Sabe me informar se existe a possibilidade de um dos 8 parafusos que ganhei juntamente com a placa no meu tornozelo, afrouxam caso eu faça algum tipo de exercício?

    ResponderExcluir